top of page

Deformidades congênitas do punho e da mão

Hipoplasia do polegar

Hipoplasia do polegar

(Hipo: diminuição, plássein: dar forma)

Formação incompleta do dedo polegar.

Temos 4 tipos:

  • O primeiro é um polegar quase normal, só que com um pouco de fraqueza muscular sobre todo para segurar objetos, este tipo geralmente não tem impacto funcional na vida do paciente, então com uma boa terapia ocupacional pode ser suficiente.

  • O segundo tipo o paciente vai ter uma fraqueza importante para fazer força na hora de segurar objetos fazendo a pinça entre os dedos, porém consegue dobrar e esticar o polegar sem problema. Vai requerer tratamento cirúrgico para trazer outro tendão que possa trazer mais força para esta oponência do polegar

  • O terceiro tipo vai ter tanto alteração na força para pegar objetos quanto para esticar e dobrar o polegar. As vezes pode ser também um dedo com articulações instáveis, que não fica firme o suficiente para sua função. Precisará tratamento cirúrgico que deverá ser discutido para cada paciente.

  • O quarto tipo é um polegar sem função, nem estabilidade que chamamos de polegar flutuante. E o quinto tipo é quando não tem polegar nenhum. Nesses dois tipos o tratamento cirúrgico será para construir um novo polegar a partir de outro dedo (geralmente o indicador).

Cirurgia de mao 3.jpg
bottom of page